sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bater em estudante, novo esporte em Curitiba


No início desta semana, a muvuca aqui em Curitiba ficou por conta do confronto entre estudantes e a Guarda Municipal, subordinada ao prefeito Beto Richa (PSDB). Em uma manifestação pacífica, os estudantes do ensino médio cobravam a ampliação do passe livre escolar e por transparência na administração do transporte coletivo quando foram agredidos com cassetetes, chutes, gás de pimenta, choques e ameaçados por guardas municipais. O Siate teve que ser mobilizado para socorrer as vítimas na praça de guerra. “Espero uma medida enérgica do prefeito contra repressão violenta da Guarda Municipal. Não podemos admitir essas agressões. É preciso respeito aos movimentos sociais que estão no direito legítimo, consagrado no estado de direito de democrático, de protestar, de cobrar, como caso dos estudantes, o acesso maior ao transporte coletivo e de exigir transparência na administração da Urbs”, disse o líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). O deputado classificou como “truculenta” a ação da Guarda Municipal e as justificativas da prefeitura tentam - na sua opinião - criminalizar os estudantes. “É o que geralmente acontece com os movimentos sociais. O que aconteceu com os estudantes foi um ataque selvagem registrado pela imprensa e pelas próprias câmaras de segurança no local”, disse. Dois estudantes tiveram que ser hospitalizados depois que foram agredidos. Romanelli também repudiou a prisão dos dois diretores da Upes (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas) – Rafael Clabonde e Adriano Matos.

Estes vereadores!

Enquanto alguns vereadores de Londrina estão enrolados até o pescoço com esquemas de corrupção, os vereadores de Pinhais, região de Curitiba, aprovaram um reajuste de 7.74% para todos os servidores públicos, que beneficia, inclusive, o prefeito da cidade, Mário Bonaldo, do PTRB. Com este reajuste, o salário do prefeito sobe para 23,6 mil reais, quase igual ao vencimento de um ministro do Supremo, que é o salário teto do funcionalismo público no Brasil.

Povo enganado

Ainda nesta semana ocorreram manifestação e reivindicações da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que na última terça-feira promoveu uma mobilização nacional com o lema: "Responsabilidade sim, Enganar o Povo Não". A mobilização buscou alertar sobre a forma que o poder público vem tratando a solução de problemas estruturais no País, como segurança e saúde.

Varas em Maringá

Em dois requerimentos apresentados na Assembléia Legislativa, que serão encaminhados ao Presidente do Tribunal de Justiça José Antonio Vidal Coelho e ao secretário da justiça Jair Ramos Braga, Cida Borghetti (PP) defende a criação de nova Vara de Execuções Penais em Maringá e construção de um novo presídio no município.

Regime aberto

Outro problema enfrentado pela Vara de Execuções Penais de Maringá é a ausência de vagas no estabelecimento do regime semi-aberto – Colônia Penal Agrícola. “Essa falta de vagas vem reduzindo os regimes legais de cumprimento de pena praticamente em dois: fechado ou aberto. A pessoa que está no regime semi-aberto acaba cumprindo pena em cadeia pública ou na penitenciária por falta de vaga na Colônia Penal Agrícola”, explica Cida Borghetti.

Mulheres do PSB

O deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB) promoveu mais uma reunião com a ala feminina do PSB envolvendo diversos municípios da região de Guarapuava e do Sudoeste do Estado. O encontro reuniu dezenas de filiadas, na sede das Faculdades Campo Real. Além de formação política, o partido discutiu a importância de as mulheres terem uma participação efetiva nas próximas eleições municipais.

Presos de Uraí

O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) deve apresentar requerimento ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, solicitando a reforma e transferência dos presos da cadeia pública de Uraí, no Norte Pioneiro paranaense. Segundo o deputado, a infra-estrutura do local está completamente comprometida. "As fotos que chegaram ao nosso conhecimento mostram a degradação, os danos causados por infiltrações e as péssimas condições de higiene da cadeia", apontou o deputado.

Trator 1000

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) participou em Londrina, com o governador Roberto Requião, da entrega do milionésimo trator do Programa Trator Solidário, “É um programa de sucesso porque atende os pequenos agricultores, a agricultura familiar e, além da carência e prazos, é pago com a produção”, disse Romanelli

Aposta pesada

Requião disse que a expectativa de entregar mil tratores até agosto já foi superada em função da adesão dos produtores. O governador ressaltou que o programa oferece financiamento em 10 anos, com dois de carência, e equivalência em milho. “Estamos apostando pesado nesse processo”, completou.

Norte Pioneiro

O deputado estadual Ney Leprevost (PP) esteve esta semana nos municípios de Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ibaiti. Nas cidades, o parlamentar entregou emendas de sua autoria aprovadas para o orçamento de 2008, principalmente na área da saúde, além de ter visitado lideranças e detectado problemas na região.

O que foi dito

“Não fui eu. Não sou réu. Não me questionem. Não empurrem para mim o que fizeram de mau. Não joguem nas minhas costas a responsabilidade que não tenho.”

Do senador Álvaro Dias, ao negar as acusações de que ele teria vazado informações sobre os gastos com cartões do ex-presidente Fernando Henrique.

Nenhum comentário: