sexta-feira, 11 de abril de 2008

Estudantes em pé de guerra em Curitiba


A semana em Curitiba foi agitada novamente pelos estudantes. O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Rafael Clabonde, ao fazer um balanço das manifestações pelo passe livre na cidade, disse que a prefeitura do município “mente feio” ao anuncia o aumento da tarifa caso seja concedido o benefício aos estudantes. Segundo ele, Curitiba é a única capital do país que ainda não tem a gratuidade no transporte coletivo. Também, ainda de acordo com Clabonde, proporcionalmente, é a cidade que tem a passagem de ônibus mais cara do Brasil. O líder estudantil avalia que as manifestações pelo passe livre estão ganhando corpo a cada dia que passa e convocou uma passeata para o próximo dia 17 de abril. “A prefeitura de Curitiba mente ao divulgar que a passagem de ônibus vai subir se houver o passe livre. É mentira, é mentira, é mentira”, condenou. “Tem muita gordura no preço da tarifa de Curitiba. As distâncias são muito mais curtas do que em São Paulo ou no Rio de Janeiro ou em outra grande cidade. Dá, sim, para ter o passe livre sem aumentar a passagem”, defendeu Clabonde, para logo em seguida afirmar: “Curitiba é a única capital do país que não tem o passe escolar e, por outro lado, proporcionalmente, tem a tarifa mais cara do Brasil”. As manifestações pelo passe livre em Curitiba ganharam força desde que a guarda municipal agrediu os estudantes em frente à estação-tubo dos Correios, no centro da cidade. Segundo Rafael Clabonde, presidente da Upes, o protesto era pacífico, no entanto, “os estudantes foram covardemente agredidos pela guarda da prefeitura”.

Propaganda do Beto

A Justiça concedeu liminar determinando a suspensão da distribuição de um jornal – distribuído pela prefeitura de Curitiba – com informações sobre obras e serviços e comparações com gestões anteriores – por entender que o conteúdo é de cunho eleitoral e não institucional. Ou seja, o prefeito Beto Richa, candidato à reeleição estava fazendo propaganda fora de hora.

Propaganda do Beto II

O juiz da 177ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Fabiani, atendeu reclamação do PT contra o prefeito Beto Richa e a prefeitura. Beto deve ser citado judicialmente. “A continuidade da distribuição será interpretada como ato de desobediência judicial por parte do prefeito e, confirmada a irregularidade da situação ao final do processo, Richa ainda poderá responder por abuso de poder e improbidade administrativa nos termos do artigo 74 da Lei Eleitoral”, de acordo com o advogado do PT, Guilherme Gonçalves.

Propaganda do Beto III

Luiz Gustavo Severo, outro advogado do PT, joga mais lenha na fogueira e lembra que a situação é ainda mais grave, uma vez que a confecção dos jornais pode ter sido paga com dinheiro público e sua distribuição teria contado com o emprego da mão-de-obra de servidores municipais.

Mais 4 cassados

O Tribunal Regional do Eleitoral do Paraná (TRE) cassou mais quatro vereadores por infidelidade partidária. Agora, chega a 23 o número de vereadores cassados no Paraná. São eles: Albino Szesz, de Ponta Grossa, Décio Aparecido Merlin, de Ribeirão do Pinhal, Hélio Bueno de Oliveira, de Turvo. Em São José dos Pinhais foi cassado Auro Luis Ferreira de Paulo.

Violência em Jaguariaíva

O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) e o prefeito de Jaguariaíva, Samir Alves de Mello, pediram ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o envio em caráter emergencial de uma polícia especializada e de equipes responsáveis por investigações de homicídios. Nos últimos dias, dois assassinatos brutais chocaram a cidade e aumentaram os índices de violência do pacato município. "A violência e o consumo de drogas estão preocupando cada vez mais a população de Jaguariaíva. É nosso dever cuidar da segurança pública na cidade, trazendo melhorias e promovendo justiça", ressaltou o deputado.

Usina Mourão I

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) apresentou durante sessão na Assembléia Legislativa do Paraná dois pedidos de informações referentes a Usina Mourão I que se localiza no município de Campo Mourão. "Procuro através destes pedidos trazer as informações sobre a Usina ao conhecimento geral. Vi pessoalmente a grave situação da Usina I, agora quero ver o que a Copel e o IAP tem oficialmente a dizer sobre ela", concluiu Douglas.

Nova Seção Judiciária

Os deputados estaduais aprovaram o projeto nº. 76/08, de autoria do Tribunal de Justiça, criando a 55ª Seção Judiciária com sede na comarca de Marechal Cândido Rondon, e com abrangência nas comarcas de Santa Helena e Palotina. “A matéria visa a expansão e ampliação da prestação do serviço judiciário, garantindo também maior rapidez no atendimento aos clamores da população”, defendeu o presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM).


Assis e Corbélia

Com esta alteração do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná, já aprovada pelos membros do TJ, a 20ª Seção Judiciária passa a ser composta pelas comarcas de Assis Chateaubriand (sede), Corbélia e Formosa do Oeste, e a 49ª. Seção será composta pela comarca de Toledo (sede).

Reeleição no PR

Nas eleições municipais deste ano, 78% dos atuais prefeitos estão aptos a concorrer à reeleição, segundo revela um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). No Paraná, de um total de 399 prefeitos, 328 ou seja, 82,2%, podem tentar a reeleição.

Nenhum comentário: