segunda-feira, 12 de maio de 2008

Beto Richa é multado por propaganda fora de hora

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi multado em R$ 21,2 mil pela Justiça Eleitoral, por propaganda eleitoral antecipada. A decisão partiu do juiz Benjamin Acácio de Moura, da 178.ª Zona Eleitoral. A representação contra o tucano foi feita pelo Partido do Trabalhadores. Uma história digna de um João sem braço, que sempre se repete em época de eleição e que funciona assim: uma pesquisa de popularidade é encomendada; o resultado sempre é bom para o pré-candidato; e o partido divulga o número em peças publicitárias com direito, até mesmo, de foto e frases de efeito do felizardo. Prática que se revela um coice de porco, curtinho, porém desleal, nos outros concorrentes. No caso específico de Beto Richa, a multa aconteceu devido à veiculação de anúncios em setembro do ano passado, quando o partido publicou a frase “Beto Richa - Aprovação de 78%” em outdoors. Para o presidente municipal do PT, vereador André Passos, a veiculação de outdoors com a imagem do prefeito, nos quais apareciam a foto dele, era uma antecipação da disputa eleitoral e tinha como intenção “incutir na cabeça do eleitor de Curitiba o convencimento de que Beto Richa é o melhor”. Resta saber melhor em que, pois a cidade anda uma bagunça só.

Penas do tucano
Os ventos não estão colaborando mesmo com a candidatura de Beto Richa à reeleição. Cada dia aparece mais um candidato para botar água na fervura do tucano. Quanto mais candidatos, maiores são as chances de um segundo turno em Curitiba. E é isso que a tucanada quer evitar. O segundo turno seria a pá de cal no sonho tucano de se perpetuar na Prefeitura. Mais tempo na TV para os opositores e a propaganda da Prefeitura vai para o espaço.


PP também quer
Para desespero de Beto Richa, a deputada estadual e 2ª vice-presidente da mulher progressista nacional, Cida Borghetti (PP), também está engrossando o coro dos companheiros de partido que desejam a candidatura de Ney Leprevost para a prefeitura de Curitiba. Segundo ela, o nome de Ney é unanimidade dentro do PP para a disputa majoritária. “A candidatura de Ney Leprevost vai de encontro ao objetivo do partido, que é o fortalecimento na capital e em todo Estado”.

Nas elites
Ney cultiva a mesma imagem de bom moço de Beto Richa. Porém, muito mais preparado politicamente, o deputado do PP disputaria votos na base dos eleitores conservadores, parte da elite curitibana que, teoricamente, poderia descarregar seus votos no candidato tucano.

Comunistas
O PCdoB também já definiu candidato. É Ricardo Gomyde, ex-deputado federal e atual presidente da Paraná Esporte. Gomyde tem uma base eleitoral muito jovem, principalmente estudantes e promete tirar votos importantes de Beto. O diretório municipal do PCdoB de Curitiba convocou para o dia 28 de junho a convenção que deverá sacramentar a candidatura própria à prefeitura e a lista com cerca de 30 pré-candidatos a vereador.


Juventude
O secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda, voltou a defender a proposta da juventude do partido que quer a instituição da cota de 10% de vagas para candidatos que tenham entre 18 e 30 anos na disputa das eleições municipais deste ano. Segundo ele, a medida não tem contradição com militantes históricos do velho MDB de guerra.

Escolas federais
Com o voto favorável do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR), a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados aprovou a criação de seis novas escolas federais de educação profissional e tecnológica nos municípios paranaenses de Foz de Iguaçu, Jacarezinho, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e Paranaguá.



Jacarezinho
O líder do Governo na Assembléia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), convoca os prefeitos, vereadores e lideranças da região do Norte Pioneiro para participarem do “I Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável Norte Integrado”. O encontro será realizado no próximo dia 15 de maio, em Jacarezinho.

Debate
“Vamos debater questões fundamentais para o desenvolvimento como a saúde, educação, agricultura, turismo e o desenvolvimento industrial aliado à preservação ambiental e a utilização racional dos recursos naturais. Vamos aprofundar o debate em todos esses temas”, destaca Romanelli.

Novos Cargos
A criação dos 190 cargos para assessoramento de juízes de Direito em diversas comarcas do Paraná foi aprovado pela Assembléia Legislativa.
Os cargos terão impacto econômico-financeiro sobre a despesa bruta de pessoal do Judiciário no valor de R$ 3.906.393,00.

Em Maringá
Destes 190 novos cargos, 139 serão contratados assim que publicada a lei, devendo atender as comarcas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), de Cascavel, de Foz do Iguaçu, de Guarapuava, de Londrina, de Maringá e de Ponta Grossa. Já as outras 51 vagas serão preenchidas assim que instaladas as comarcas criadas pela Lei nº 14.277/2003.



Cartórios
O Senado aprovou o projeto de lei que exige a elaboração de lei estadual para a criação de novos cartórios notariais e de registro. Pela legislação atual, é o Judiciário, por meio de atos administrativos, que permite a realização de concursos para tabelião ou notário, que é o responsável pelo cartório.

Concurso público

De acordo com o projeto, compete ao Poder Executivo dos estados e do Distrito Federal a outorga de delegação para o exercício da atividade notarial e de registro. As normas relativas ao concurso público de provimento da delegação também serão definidas em lei estadual.

Nenhum comentário: