O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, informa que no mês de abril o Paraná superou mais uma vez a geração de empregos entre os estados brasileiros. Foram 26.347 novos empregos com carteira assinada em abril, 78.479 no quadrimestre e 569.653 nos últimos 52 meses. “O Paraná é o estado campeão nacional de geração de empregos. Isso fruto do bom momento que o Estado está vivendo que alia desenvolvimento, ao modelo econômico e às políticas de incentivos fiscais adotadas pelo Governo Requião desde 2003”, afirma Romanelli. “Proporcionalmente é o Estado que mais gera empregos com carteira assinadas no país”, diz o deputado. A distribuição dos empregos gerados, segundo Romanelli, está mais presente no interior do Paraná. As cidades do interior foram responsáveis por 72,25% do total das vagas (26.347) abertas em abril. Os 27,75% restantes ficaram concentrados em Curitiba e região metropolitana. Além de Curitiba – 4.193 novos postos, as cidades que mais geraram empregos este ano foram Londrina, com 1.218 empregos em abril e 4.185 no primeiro quadrimestre; Maringá, que gerou 1.190 novas vagas em abril e 5.008 nos meses de janeiro a abril; e São José dos Pinhais, com 1.089 trabalhadores contratados no mês de abril e 3.016 no acumulado do quadrimestre. Outros municípios que se destacaram na criação de empregos no Estado foram Jacarezinho, com 739 vagas no mês e 1.714 no quadrimestre, e Rolândia, que criou 937 postos em abril e 1.258 nos quatro primeiros meses do ano.
Sarandi e Marialva
Devido à quantidade elevada de veículos que trafegam na rodovia que liga Maringá, Sarandi e Marialva, o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) apresentou e teve aprovado, na Assembléia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que institui através da Região Metropolitana de Maringá, melhorias neste trecho, oferecendo assim, maior segurança aos motoristas.
Indústrias
O Projeto Arco Sul tem por finalidade desviar o fluxo de veículos, desafogando o trecho da avenida Colombo até Sarandi e modernizando o Contorno Sul com pista dupla. “O projeto também tem por objetivo transformar aquelas faixas de terras em parques industriais – implementados pelos três municípios. O projeto já foi encaminhado aos órgãos competentes e a execução será realizada pela Secretaria de Estado dos Transportes por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER)”, disse Nishimori.
A bomba de Richa
Nesta semana caiu como uma bomba o possível envolvimento do prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) no escândalo de desvios de verbas no governo Lerner, conhecido como caso Ovelpar. Consta dos depoimentos do Ministério Público, a menção a Richa. Heinz Herwig teria feito repasses destinados a atender a compromissos assumidos na campanha eleitoral de Beto, da qual foi um dos coordenadores para a campanha ao governo em 2002. Em nota, Richa negou o envolvimento.
Caos em Curitiba
O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) pretender convidar os engenheiros da URBS, técnicos em trânsito e outros profissionais para debater a obra que pode ocasionar o maior caos da história do trânsito do Paraná: a Linha Verde, trecho na Região Metropolitana de Curitiba da BR-476, antiga BR-116, entre o Atuba e o Pinheirinho. O parlamentar assinalou ainda que a mudança imobiliária no trecho não pode ser fator determinante para manter os erros do projeto original.
A cidade cinza
O volume de alvarás para novas construções (residenciais e não residenciais) em Curitiba atingiu, no primeiro trimestre deste ano, 610,5 mil metros quadrados, um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2007. Vale lembrar que a cidade chegou a ser apresentada há poucos anos como “capital ecológica”. Hoje, Curitiba é apenas o paraíso dos empreendimentos imobiliários.
Curitiba sem Copa
A CBF não está nem aí com a possibilidade de Curitiba ser uma das sedes da Copa de 2014. Ricardo Teixeira fala de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e algumas capitais do Nordeste. Para ele, Curitiba não existe. Para completar o esquecimento, a ministra do "relaxa e goza", Marta Suplcy, excluiu a capital paranaense do bolo das nove cidades que repartirão de R$ 38,5 bilhões para melhorias do transporte já pensando na Copa.A lista de Marta contempla: São Paulo, Rio de Janeiro/Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife/Olinda e Natal.
Lula e Requião
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Roberto Requião estarão presentes no Municipal 2008 – 4º Congresso e Feira Nacional de Produtos e Serviços para Municípios, que será realizado em Foz do Iguaçu entre 6 e 8 de agosto. A feira é promovida pela Associação dos Municípios do Paraná.
Congratulações
A deputada Cida Borghetti (PP) apresentou dois requerimentos propondo votos de congratulações. Um deles destinado ao defensor público-chefe da União, Gabriel Faria Oliveira, em razão do Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, e outro, para a atleta Vilma Lúcia de Oliveira Costa, em razão da conquista das cinco medalhas do 6º Grand Prix Mercosul Atletismo Master.
O que foi dito
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Peres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Peres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o Governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado Brasileiro.”
Do presidente Lula, ao ser informado da morte do senador Jefferson Peres.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário